Vai um copo?
O Vinho Tinto está na moda, é só ver umas séries ou filmes recentes e ver que aparece sempre um copo de "tintol", ou então nos bares/cafés mais "in" do momento os copos também lá estão.
Porém, sempre ouvi dizer que o vinho tinto faz bem, mas só um copo à refeição.
Por acaso gosto de um bom vinho tinto, e apesar de estar na terra de bons vinhos, tenho preferência pelos alentejanos, pois são bem menos ácidos que os de cá de cima. Não dispenso um copo de vinho à refeição, mas também bebo fora delas num serão à lareira e mesmo num bar.
Então vi este estudo e resolvi divulgar mais um benefício do vinho tinto. Parece que o Vinho Tinto tem o "elixir da juventude". Parece que a "culpa" é do resveratrol, uma substância encontrada nas uvas (especialmente na pele) e que protege o organismo contra as doenças relacionadas com o envelhecimento.
Como explica o jornal britânico The Independent, o vinho tinto é rico em resveratrol, "uma vez que a uva é deixada com casca durante mais tempo no período de fermentação. Por esse motivo, os cientistas responsáveis por esta conclusão dizem que este pode ser o segredo da longevidade daqueles que têm por hábito beber vinho tinto em comparação com a média de idades e histórico clínico daquelas pessoas que não consomem o néctar dos deuses".
Os Cientistas norte-americanos descobriram ainda que o resveratrol " imita um aminoácido natural, chamado tirosina, normalmente associado a outras substâncias (enzimas chamadas TyrRS) que ajuda a proteger o ADN dos cromossomas contra danos genéticos, entre eles as doenças e as consequências naturais do envelhecimento."
São só boas razões para consumirmos o fantástico néctar... e o Alentejano que bebi ontem era tão bom!