Que fruto é este?
Ontem, misteriosamente, em cima da mesa da minha irmã apareceu um saco cheio disto:
Como sou curiosa e não sabia o que era, peguei num, cortei-o ao meio e comi-o com uma colher. Era muito bom, com um sabor a abacaxi e a mais qualquer coisa. Só depois é que fiquei a pensar que aquilo podia ser venenoso e que nem sequer sabíamos quem os tinha trazido. Ligámos para o meu cunhado e não tinha sido ele... para o meu sobrinho e também não... só faltava a minha sobrinha. Tinha sido o namorado dela, mas como estavam com pressa, deixaram lá o saco e foram-se embora sem dizerem a ninguém.
Falei com ele e fiquei a saber um pouco mais acerca deste fruto. Chama-se Feijoa e é fruto de um arbusto que o avô dele tem na quinta e que foi a tia que lhe trouxe uns pés para ele plantar do Brasil, de onde é originária.
Tem um sabor a abacaxi que eu identifiquei logo, e por isso também é conhecida como goiaba-abacaxi. Além disso tem uma mistura dos sabores da própria goiaba com os da banana e do morango. O aroma que deixam é magnífico.
Os frutos amadurecem nos meses de Outubro a Dezembro, sendo esta a época deles e podem-se utilizar para compotas e doces.
É um fruto constituído por vitamina C, fósforo, magnésio, sódio, cálcio e uma bela dose de potássio, ótimo para combater as câimbras e dar tonicidade aos músculos. Possui um alto teor de iodo o que o torna um produto indispensável para pessoas que sofrem doenças relacionadas com a Tiróide. Também traz benefícios às pessoas com aterosclerose, com défices de Vitamina A, com pielonefrites (infeção nos rins) e doenças inflamatórias dos intestinos. Além disto, protege o corpo do envelhecimento, preservando a beleza e a juventude e combate as micoses e os fungos.
As flores da feijoeira são muito bonitas e comestíveis. Possuem um agradável sabor adocicado, divertido de degustar.
É um fruto delicioso. Experimentem!
Post também publicado aqui.