Plantas medicinais £1
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Plantas Medicinais são "aquelas que exercem ao homem ou aos animais algum tipo de ação farmacológica".
São muitos os problemas de saúde que podem sem amenizados e até curados com algumas plantas medicinais, umas mais conhecidas que outras. Ao longo das 3 próximas semanas (segundas-feiras) irei trazer-vos alguns problemas com os quais lidamos diariamente e nos quais as plantas medicinais são usadas para os combater.
Tosse
Alecrim - descongestiona o peito tornando o muco mais fluido e fica mais fácil de expelir. Além disso também tem um efeito anti-inflamtório que acalma as dores de garganta.
Dores nas Articulações
Caril - a curcumina pesente no caril elimina o E2 responsável pela inflamação e sensibilização dos nervos.
Congestão Nasal
Pimenta de Caiene - a sua ingestão elimina o neurotransmissor ligado à inflmação, o que resulta em menos congestão e pressão nasal.
Náuseas
Gengibre - acalma os espasmos digestivos, eliminando as náuseas.
Cansaço
Coentros - elimina do corpo a toxina que causa a fadiga, a depressão e as dores.
Bronquite
Agrião - é um excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito indicado nas bronquites crônicas. Pode ser consumido em saladas, batido em sucos ou tomado em chás.
Insónias
Alfazema - possui um delicado aroma calmante e o seu óleo essencial carrega mais de 150 compostos que trazem bons efeitos no combate à insónia.
Infeções urinárias
Malva - possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antibacterianas que são muito eficazes no tratamento de problemas do sistema urinário.