O Papel de Alumínio
As pessoas usam o Papel de Alumínio nos mais variados pratos e, também, em várias aplicações no dia-a-dia. Ele é muito utilizado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isto acontece da forma errada.
E mais uma vez, neste Natal, lá estive a ensinar a colocá-lo da forma correta, pois as pessoas têm a tendência de colocar o lado brilhante virado para fora, pois fica mais bonito. No entanto, o lado mais brilhante é assim porque recebeu um polimento para criar uma barreira para o contacto direto do alumínio com os alimentos e, por isso, não deixar libertar o alumínio para os alimentos. Este polimento só é colocado num dos lados, pois é um processo caro, que inviabilizaria a comercialização do mesmo se fosse feito dos dois lados.
O alumínio é altamente tóxico e é comprovadamente o responsável por complicações gerais no funcionamento do nosso organismo, como os rins, além de ser um grande alavancador da doença de Alzheimer, fomentando sua a sua aparição precoce.
Como usar, então, o papel de alumínio? Devemos usá-lo com o lado brilhante voltado para os alimentos e deve-se evitar o contacto dos alimentos com a parte não brilhante do papel de alumínio.
Também não devemos arear as panelas de alumínio na parte de dentro, pois, quando isto acontece, sempre que cozinhamos algo na panela, estamos, também, a incorporar o alumínio na nossa receita.