Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O meu Kefir

18.02.16

Quando era pequenita, com 5/6 anos, lembro-me da minha mãe e da minha irmã fazerem uns iogurtes deliciosos, com uma coisa que na altura se chamava de "flor do iogurte". Tinham que colocá-lo a fermentar e passado 24 horas estava pronto a comer. Ele ia crescendo e íamos dando a quem quisesse e pedisse. Passados mais de 30 anos, ainda me lembro do sabor e no outro dia, a conversarmos lembrei-me de como era bom se tivéssemos outra vez, mas como é que o íamos arranjar?

Fui pesquisar e descobri que o Kefir agora até está na moda, mas que apesar disso, não há à venda e tem que ser doado por alguém. Lá consegui arranjar um dador aqui perto de mim e quando fui buscá-lo consegui recordar logo a minha infância só pelo cheiro. Quando finalmente o provei fiquei assim ... que saudades eu tinha disto!!!

Para além do sabor fenomenal que apresenta, está cientificamente provado os inúmeros benefícios que traz à saúde, nomeadamente ao nível das doenças inflamatórias dos intestinos.

O meu ainda está muito pequenino, com o frio eles pouco crescem e por isso ainda não posso doar, mas já tenho uma lista enorme para "adoções" ....  

kefir.png

 o meu hoje de manhã

 

Para quem não conhece:

 

O que é o kefir?

É uma bebida ligeiramente azeda, com uma textura cremosa e uniforme, obtida através da fermentação do leite em grãos de kéfir, que se assemelham a uma massa branca e gelatinosa.

Como se prepara?

Colocam-se os grãos num recipiente de vidro, adiciona-se leite, de preferência pasteurizado, e deixa-se em repouso à temperatura ambiente (entre dezoito a trinta graus centígrados). Depois de fermentar, coa-se o líquido cultivado, para o separar dos grãos, e está pronto a consumir. Para produzir novos lotes, basta adicionar mais leite aos grãos e o processo repete-se, indefinidamente.

Quanto tempo leva a fermentar?

O líquido pode ficar mais ou menos tempo a fermentar, mas deve em média retirar-se ao fim de vinte e quatro horas. Se o período de fermentação for curto, obtém-se um paladar suave e doce. Uma fermentação mais prolongada resulta num produto mais azedo.

 

Quais as propriedades nutricionais do kéfir?

Além de possuir bactérias que ajudam a controlar e destruir microrganismos patogénicos, o kéfir contém minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais. Contém principalmente o triptofano, de grande importância para a manutenção das funções vitais do organismo.
Este alimento, ainda bastante desconhecido, apresenta também teores significativos de cálcio, magnésio e fósforo.

Quais as vantagens de o incluir o kéfir na alimentação diária?

As propriedades nutricionais do kéfir estão associadas à prevenção de várias patologias. O seu consumo favorece, essencialmente, a regularização do funcionamento intestinal e intervém positivamente em desordens a este nível. Atua, portanto, como regenerador da flora intestinal, contribuindo para a estimulação das defesas naturais.

De que forma podemos saborear o kéfir?

O kéfir pode ser consumido simples (à temperatura natural ou fresco) ou misturado com sumos de fruta, nomeadamente de laranja, e compotas. Existem muitas outras possibilidades, podendo utilizar-se, por exemplo, na preparação de sobremesas e bolos.

Quem tem alergia ao leite de vaca pode consumir esta bebida?

As bactérias e leveduras presentes no kéfir consomem a maior parte da lactose (açúcar do leite), durante o processo de fermentação, tornando-o uma ótima fonte nutricional para indivíduos com intolerância à lactose.

 

FONTE

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


4 comentários

Imagem de perfil

De Margarida a 19.02.2016 às 11:26

Por acaso, lembro disso perfeitamente!
Engraçado, há muito tempo que não ouvia falar do kéfir.
Bjs
Imagem de perfil

De Dona Pavlova a 19.02.2016 às 13:37

antigamente estava na moda e agora já se começa a ouvir falar outra vez...
Sem imagem de perfil

De Jessica Pontes a 27.02.2016 às 04:15

Olá amigos, eu tentei doação e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite e Kefir de Água e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

Para quem está procurando Kefir de Leite é nesse site:

kefirdeleite.com

Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

tibicos.com.br
Sem imagem de perfil

De Probioticos Brasil a 16.03.2016 às 17:17

Esse site tem doadores de Kefir e outros probióticos em todo do Brasil: http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D