Livro secreto #3 - As velas ardem até ao fim
Como muitos de vós já devem saber a M.J. teve a fantástica ideia de organizar o Livro Secreto onde os livros que cada participante resolveu "doar" passam por todos os que aderiram.
Já vamos na 3ª "rotação" e desta vez calhou-me o "As velas ardem até ao fim" de Sándor Márai. Como estava uma noite fria decidi encostar-me no sofá à frente da lareira e li-o de uma assentada. É um livro pequeno mas bastante interessante, que retrata o verdadeiro valor da amizade, o amor, a gratidão, a confiança, a inveja, a traição... enfim, é sobre a vida!
Assim que comecei não consegui parar... queria tanto saber o que tinha acontecido àqueles dois homens, o que iam dizer um ao outro passados 41 anos de solidão, silêncio, de espera, de ausência e de muitas dúvidas. O autor consegue prender-nos com a forma de "verbalizar" cada frase como se estivéssemos presentes com uma narrativa apresentada de forma perfeita, com um discernimento do que é a vida e daquilo que realmente importa e o que não importa.
Apesar de achar a escrita brilhante e de ter gostado bastante, não concordo com alguns "ideais" constantes do livro e não sei até que ponto é que eu conseguiria perdoar e esperar tanto tempo com aquelas dúvidas e certezas... E será que o tempo cura mesmo tudo? Fiquei com esta dúvida, talvez porque a minha "pequena" experiência de vida me leve a interpretar a vida de outra forma.
É sem dúvida um livro muito profundo, poético, triste e com um discurso muito tranquilo e sofrido.
Obrigada M.J. e Livro Secreto por o terem feito chegar até mim, pois de certeza que não pegava nele para o ler. Estou a sair da minha área de conforto na leitura e estou a adorar... ;)
SINOPSE
Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.