Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dona Pavlova

Este é um blog sobre tudo e sobre todos... Culinária, Fitness, Moda, Viagens, Desporto, Atualidade, Animais, Ensino, Entretenimento, Fotografia, etc...

Dona Pavlova

Este é um blog sobre tudo e sobre todos... Culinária, Fitness, Moda, Viagens, Desporto, Atualidade, Animais, Ensino, Entretenimento, Fotografia, etc...

Dia do Pai

Dona Pavlova, 19.03.15

Hoje é o Dia do Pai.  E nada melhor do que ficarem conhecer a história por detrás deste dia temático.

 

dia do Pai.jpg

(imagem retirada da net)

 

Ao que tudo indica, foi em 1909, em Washington,  Estados Unidos, que Sonora Louise Smart Dodd teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe. Ela queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que, depois da morte da sua mulher, passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal numa quinta no leste de Washington.

Porém, só em adulta é que Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai. E foi graças aos  seus esforços que o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane, que era também o dia de aniversário do pai. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

 Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “Dia do Pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional.

Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei. e a partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio. A ideia inicial foi criar uma data para fortalecer os laços familiares e o respeito por aquele que nos deu a vida.

 

Curiosidades:

 

- Em Portugal, Espanha e Itália o dia escolhido para homenagear os Pais é o dia 19 de Março que é também os Dia de S. José.

- Na África do Sul, no Brasil e na Austrália, o Dia do Pai é no segundo Domingo de Setembro.

- Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais, esse dia é lembrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou.

- No Reino Unido, é comemorado no terceiro domingo de junho, mas sem grande festividade.

- Na Grécia, é no dia 21 de Junho e é uma comemoração muito recente. Surgiu por já existir o dia da Mãe.

 - Na Rússia, o "Dia do Defensor da Pátria" substitui o Dia do Pai e é comemorado a 23 de Fevereiro.

 

 

É pena que este dia se esteja a tornar numa forma de consumismo puro, onde em todo o lado aparece publicidade de relógios, tabletes, telemóveis, e outros aparelhos caríssimos. Parece que o amor de um filho está relacionada com o valor da prenda que se dá.

Se eu fosse pai, acho que gostaria mais de um postal feito pelos meus filhos, ou um quadro, ou uma foto, ou uma lembrança feita por eles. Mas isto é apenas a minha opinião.

Como filha, vou relembrar o meu pai com uma rosa branca.  

 

 Texto também publicado aqui

 

 

Fonte

6 comentários

Comentar post